terça-feira, setembro 27

Aqui ao lado

Para encontrar uma notícia relevante é necessário, neste momento trági-cómico português, olharmos para Espanha. Um tribunal julgou e condenou militantes e colaboradores da Al Qaeda, alguns com ligação ao atentado de 11/set. Questões importantes se colocam: está a justiça dos países democráticos preparada para lidar com uma ameaça tão grave e tão real como o terrorismo islâmico? Em França, novas medidas anti-terroristas estão em preparação e foram detidos elementos de células da Al Qaeda com conexão argelina. A propósito, a França manteve a posição que sabemos a respeito da intervenção americana no Iraque. Todo o ocidente é alvo.

domingo, setembro 25

Carlo Crivelli



Madonna col Bambino

(Com muita Falta de Tempo!)

sábado, setembro 17

Mais um problema resolvido

Tem causado muita apreensão a imposição aos professores de um horário fixo nas escolas, para além das aulas. Tanto quanto sei, as escolas básicas e secundárias não têm instalações que permitam a permanência dos docentes com boas condições de trabalho fora do horário lectivo. Por isso, a medida da Ministra pareceu-me sempre pouco sensata.

Mas felizmente há quem pense por todos e venha generosamente descortinar soluções que estavam mesmo à nossa frente. Nem se percebe como não as víamos. Em artigo publicado hoje na XIS (o insulto ao PÚBLICO que temos de carregar com o jornal de sábado) Daniel Sampaio oferece sugestões de possíveis actividades docentes e respectivos locais de realização. Vou citar e juro que não vou inventar nada, até porque não pretendo os louros da descoberta:

Reunião do conselho de turma. Local: recanto da sala de professores

Atendimento de alunos. Local: refeitório

Apoio a alunos com dificuldades. Local: o mesmo do ponto anterior

Atendimento de pais: recanto do ginásio

Decoração da escola. Local: corredores mal pintados

Debates e recepção a personalidades na escola: recanto da sala de profs, recanto do ginásio

Conversa com os auxiliares de acção educativa: mesa do funcionário ou recanto do corredor


O INIMIGO PÚBLICO de ontem abriu concurso para novos colaboradores, encorajando a submissão de artigos com um humor de tipo novo. Terá havido troca nos suplementos a que o escrito era destinado?

NOTA. Em artigos sobre o início do ano escolar hoje insertos na XIS podem encontrar-se as seguintes expressões:

fichas de trabalho e auto-conhecimento

competências que permitam a apropriação pelos alunos de métodos de estudo e de trabalho que promovam uma maior autonomia das aprendizagens

estabelecimento de objectivos pessoais significativos e do desenvolvimento das concepções de si próprio

são os alunos os protagonistas do processo educativo, personagens que tomam nas suas mãos as rédeas do aprender

o estudante (…) munido de uma diversidade de conhecimentos e estratégias, exerce em pleno as suas capacidades de decisão e reflexão

cabe aos educadores orientar e monitorizar o aprender a aprender


Já lemos isto em algum sítio, ou não? Agora a XIS divulga extractos da produção ideológica do Ministério da Educação.

Ver DVD é pós moderno e não linear

Na sua coluna de 14 de setembro no PÚBLICO, E. Prado Coelho mostra-se extasiado com o DVD: Com o DVD “transgredimos… a linearidade da leitura”; "É permitido parar, analisar, comentar. Leva a uma deslinearização da cultura, que é uma das características da pós-modernidade. Não há começo nem fim, estamos sempre no meio”

O DVD é bué de fixe, mas não sei se uma tal euforia teorizante se justifica. Ver e rever também se podia fazer antes do DVD, nos cinemas de sessões contínuas ou vendo os filmes mais de uma vez. Claro que se perdia mais tempo e as funcionalidades do DVD dão-nos opções novas, mas duvido que os projectistas desta maravilha técnica se sintam pós modernos lá por isso.

Esqueceu EPC que o DVD pode também contribuir para a linearização da cultura. Se há filmes onde tempo e espaço são manuseados de forma inteligente e não trivial, acrescentando valor e significado à narração (exemplo no cinema recente: Jackie Brown, de Tarantino) outros há que baralham o tempo de forma arbitrária (exemplo: 21 gramas) transformando uma história banal num shuffle gratuitamente enigmático. O DVD seria útil, em casos como este, para repor a linearidade, isto é, ver as coisas por uma ordem mais razoável.

sexta-feira, setembro 16

Ser e não ser

Eu sei que sou muito chato com este assunto, mas se juízes podem ler na constituição que é normalíssimo eles próprios fazerem greve, não sei porque é que não há-de ser normal considerar simultaneamente que em 15 de setembro começa, e não começa, a nova sessão legislativa.

Ah! pois. Deve ser por isso que ontem um deputado do PS sugeriu que se pedisse um parecer ao Pai Natal.

quinta-feira, setembro 15

O perfil

"Eu penso que o dr. Cavaco Silva, que é um homem sério e respeitável, não tem, a meu ver, um perfil para Presidente da República, nem a formação humanista que deve ter".

Dito por Soares à Rádio Alfa, que afinal se verificou ontem ser também uma televisão (as declarações passaram com imagens num dos nossos telejornais).

Concordo absolutamente, sem ter a certeza de que Soares tenha querido dizer isto: um homem sério e respeitável corre o risco de destoar na peculiaríssima campanha recém iniciada. Ou talvez Soares tenha querido dizer simplesmente que Cavaco deveria ir tirar uma licenciatura em Direito antes de se candidatar a PR. Não sei. Mas tenho poucas dúvidas de que Soares acredita (como se diz agora nos jornais e rádios) que Cavaco tem perfil para candidato a PR, e que a ausência da candidatura de Cavaco mergulharia a pose de Soares num vazio sem sentido.

Robert Wise, 1914-2005

terça-feira, setembro 13

Enigma constitucional

Fala-se, e com razão, da questão militar; os exegetas esquadrinham a lei em busca de razões que lhes convenham; mas eu continuo mais intrigado com o caso do órgão de soberania que ameaça fazer greve.

domingo, setembro 11

Memória de Nova Orleães: os pobres




BLANCHE: Não vou ser hipócrita. Vou dizer honestamente o que penso e criticar. (Olha para o quarto.) Nunca poderia imaginar, nunca… nunca… nem nos piores sonhos. Poe… talvez Edgar Allan Poe pudesse admitir… (Aponta para a rua) E lá fora… o bosque assombrado, o domínio dos vampiros! (Ri)

STELLA: Não, minha querida, é apenas o caminho de ferro.

BLANCHE: Não, agora a sério. Porque não me disseste? Porque não me escreveste? Porque não me puseste ao corrente?

STELLA: Ao corrente de quê, Blanche?

BLANCHE: Oh! De quê. De que vivias numas condições destas.

STELLA: Não achas que exageras? Não é assim tão mau! É Nova Orleães… não é como outras cidades.

BLANCHE: Não tem nada a ver com Nova Orleães! Também poderias dizer… Oh! Desculpa, minha querida… não se fala mais nisso.

(Tennessee Williams, Um eléctrico chamado desejo)

Memória de Nova Orleães: os ricos


Mansão no estilo gótico-vitoriano do Garden District de Nova Orleães. Já não é verão, mas ainda não é outono. Jardim fantástico ao fundo, com floresta tropical, do período dos fetos gigantes.



SRA. VENABLE: O meu filho andava à procura de Deus, ou melhor: de uma imagem clara e nítida de Deus. No dia que lhe contei, um dia escaldante – o doutor conhece o sol do equador? – ele deixou-se ficar todo o dia no cesto da gávea a contemplar a praia. Só desceu quando estava escuro demais para ver. Já cá em baixo, disse-me: “Mãe, desta vez vi-o!” Depois teve febres e delirava com o que tinha visto…

DOUTOR CUKROWICZ: E era caso para isso, e até para perder a razão, se o seu filho pensava ter visto uma imagem de Deus nesse espectáculo a que assistiram nas Encantadas: criaturas do ar pairando e descendo sobre criaturas do mar, devorando as que tinham a pouca sorte de ter nascido em terra, de não ser suficientemente hábeis e rápidas rastejando até ao mar. Compreendo que tal espectáculo possa ser equacionado com vivência, experiência, sei lá… mas não com Deus! A senhora compreende?

SRA. VENABLE: Doutor Cukrowicz, embora membro razoavelmente leal da Igreja Episcopal Protestante, compreendi perfeitamente o que o meu filho quis dizer.

DOUTOR CUKROWICZ: Que nos devemos erguer acima do próprio Deus?

SRA. VENABLE: Não. Quis dizer que Deus nos mostra uma face hedionda e nos atira à cara palavras crueis. Que isso é tudo o que vemos e ouvimos dele.

(Tennessee Williams, Bruscamente no verão passado)

domingo, setembro 4

Rafaello Santi



Madonna com menino

Coragens

Sarah Mendley, britânica de origem iraquiana, 23 anos, favorita no concurso de Miss England, quis mostrar que há mulheres britânicas atraentes de origem iraquiana que têm orgulho em serem tanto britânicas como iraquianas. (Também no PÚBLICO de hoje, sem link.) Está disposta a enfrentar as críticas dos chefes religiosos muçulmanos e tem o apoio da família. Havendo 2 milhões de muçulmanos no Reino Unido e sabendo-se que franjas dessa população propiciaram o aparecimento de células de militantes fanáticos, parece fora de dúvida que Sarah Mendley é, além de atraente, muito corajosa.

Mais corajosa, certamente, do que os participantes em marchas contra a guerra no Iraque e a chamar nomes a Bush (mesmo que se pense que a guerra e Bush merecem críticas). Vivemos em democracia e felizmente os autores desses protestos, tornados lugar comum normalmente pouco reflectido, não enfrentam qualquer risco. Mas eu desconfiaria sempre das manifestações públicas, realizadas entre nós, cujas palavras de ordem também poderiam ser autorizadas pelas actuais autoridades de Teerão e mereceriam a aprovação entusiástica do Hamas e dos Taliban.

quinta-feira, setembro 1

A síndrome da Rolling Stone

1. A Rolling Stone publicou ontem a lista dos “500 melhores” albuns. Constato surpreendido que, apesar de ter deixado de seguir com atenção o género de música em causa há mais de 30 anos, nas primeiras dezenas de classificados, e em muitos outros lugares da lista consultados ao acaso, encontram-se LPs editados nos anos 60 e 70, que conheci e escutei naquele tempo. Publicando-se cada vez mais música de todos os géneros, parece-me que é enviesado afirmar que não surgiu nada melhor, digamos, nos últimos 10 anos. Tenho, aliás, a impressão contrária. Não me dei ao trabalho de ver como foi elaborada a lista, mas deduzo que os votantes são velhotes com o gosto congelado nos produtos dos anos 70.

2. O espectáculo da campanha para as presidenciais, já teve dois pontos altos: o da tristeza da candidatura semi-abortada de Alegre e o do alegre e animado anúncio de Soares. Alegre pensa que é alternativa a Soares, mas não me lembro de ele ter explicado onde estão as diferenças. Só me lembro de relatos sobre afectos magoados e traídos.
Quem se lembra de alguma posição política de Alegre distinta das de Soares? Soares afirma ter aprendido imenso nos últimos dez anos. Não duvido. Além disso tem vindo, quem sabe se conscientemente, a posicionar-se, ao adoptar uma postura mais à esquerda do que as que lhe conhecíamos, para esfarelar qualquer veleidade de outra candidatura na área. Alguns dizem que ele nem teve a delicadeza de mencionar Alegre. Não é assim: ele disse explicitamente que tinha avançado por constatar o vazio. Que petulância, arrogar-se a capacidade de competir nestes palcos; já teve a vice-presidência da A.R., esse prestigioso pilar da soberania, que mais quer a irrisória criatura? pensou, talvez.

De política propriamente dita Alegre disse quase nada e Soares enunciou generalidades politicamente correctas (com humor pelo meio, reconheça-se) e politicamente perigosas.

Alegre, Soares. Sem prejuízo de lhes reconhecer méritos, tanto um como outro parecem ter o pensamento político congelado no tal mundo dos anos 70. (Para não mencionar Jerónimo, é claro.) Não é normal que naquela área não tenha surgido nada de novo, para melhor. Alegre, Soares, Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band: é a síndrome da Rolling Stone.