sexta-feira, julho 31

sábado, julho 25

Lisboa, 25 de julho

Teerão é um sítio muito longe.

Moda balnear em Gaza

Para os homens: t-shirt e calção até ao joelho. Para elas: túnica a cobrir todo o corpo e, se possível, véu para o cabelo. A polícia de costumes do Hamas está atenta. Uma mulher conta na RFI como foi repreendida por entrar na água em t-shirt e calças (ou seja, um fato de banho de homem!) na companhia de uns amigos, logo detidos e agredidos. Ah, e foi severamente admoestada por rir enquanto de banhava.

segunda-feira, julho 20

Eurabia: susto ou realidade?

Num recente artigo da Newsweek analisam-se e desvalorizam-se os medos de alguns sectores políticos e de opinião em face do avanço do Islão na Europa. A perspectiva optimista do artigo assenta basicamente em dois pontos: 1) as previsões de população islâmica maioritária na Europa a curto prazo são catastrofistas porque não têm em conta o decréscimo da taxa de natalidade em determinados grupos de imigrantes; 2) não havendo unidade política no Islão, dificilmente ele se poderá constituir como ameaça à Europa.

O artigo é comentado com elogios por David T no Harry's Place e com apupos no Pajamas Media por Carol Gould. Se os comentários concordantes com Gould não são surpreendentes neste site, já é curioso observar, também pelos comentários, que David T não parece conseguir convencer os seus leitores. Infelizmente, parecem frágeis os argumentos optimistas sobre a questão.

domingo, julho 19

Guadalete



Foi em 711 ou 712, e alguns dizem que em 19 de Julho. Tarik derrotou os visigodos em Guadalete e despachou a cabeça do rei Roderic para Damasco, onde foi exibida durante algum tempo nos portões do palácio do califa.


Tempos cruentos. Os últimos anos tinham sido de divisão e intriga no seio do poder visigótico. Roderic sucedeu a Witisa, que derrotou e a quem mandou arrancar os olhos, como vingança do mesmo que Witisa tinha infligido ao seu pai.


Dizem os cronistas árabes que Roderic morreu com nobreza. O desaparecimento do "último dos Godos" coincide com o início da conquista da Ibéria pelos Mouros.
(Pintura de Salvador Martinez Crugells)

terça-feira, julho 14

Um orgasmo por dia dá-te vida sadia

Esqueçam os tempos da educação sexual obcecada pela prevenção. Depois de anos e anos a espalhar o terror do HIV e das venéreas, o National Health Service inflecte e volta a atacar. É fácil de imaginar: os peritos acordam um dia alarmados diante do sucesso das suas campanhas ao constatarem que a juventude não anda a copular como devia. A estratégia é de uma ingenuidade comovente: agora os técnicos do NHS querem convencer a malta de que o sexo dá prazer. "Pleasure" é o nome do folheto distribuído em algumas escolas, com slogans como "an orgasm a day keeps the doctor away". Não é claro onde foi o pessoal do NHS buscar esta ideia -- provavelmente andam a ser muito influenciados por referências sexuais que impregnam o entretenimento e a publicidade, coisa a que os jovens, como se sabe, são imunes.
Lamentavelmente, estas pessoas parecem pouco dadas a encarar a realidade tal como é. Ao recomendarem o sexo como um bem para a saúde, equiparado a 30 minutos de exercício ou a 5 doses de fruta, estão a afundar a campanha. Era o que faltava, pensarão muitos, sobrecarregar o trabalho de casa com uma queca. Dasse!

sábado, julho 11

O síndroma de Slotervaart

O artigo de Nick Herbert publicado há quatro dias no Guardian tenta interpretar porque é que os Conservadores estão a ganhar votos junto da população homossexual: o argumento clássico da homofobia da "direita" já não colhe porque a "direita" mudou. Já tem mesmo os seus militantes assumidamente gay, como o próprio autor do artigo. Apoia o casamento de pessoas do mesmo sexo e a criminalização dos actos de ódio homofóbico. E vai ocupar-se do bullying sobre gays, da homofobia no desporto e evangelizar os bispos que persistem em recomendar aos gays que mudem e se arrependam. Bispos cristãos, claro: quando esta semana, durante uma conferência na National Portrait Gallery lhe foi posta a questão da homofobia na população de origem islâmica, Herbert esquivou-se com a habitual conversa de quem receia a acusação de islamofobia.


O trajecto dos conservadores na questão dos direitos de homossexuais ilustra não só que o mundo é composto de mudança mas também que todos os nichos de eleitorado dão sempre muito jeito. Mais ainda se a opinião pública está madura para apreciar gestos e atitudes políticas "progressistas". A "esquerda" já percebeu há que tempos que a conversão aos direitos das pessoas homossexuais é politicamente compensadora. Assim, neste momento até o nosso PCP e os trotskistas do BE se põem "muito à fente", fazendo tábua rasa de como os velhos comunistas tratavam do assunto, e o PS está pronto a afrontar resistências beatas ou republicanas. (Os actos homossexuais foram descriminalizados, entre nós, na letra da lei, em 1982: repare-se na data.) Com jeito e a contragosto, até o PSD lá chegará inevitavelmente.


Na Holanda, país que é referência em matéria de liberalismo de costumes, já não são só os gays que andam assustados com os ataques homofóbicos: os partidos mainstream também devem estar, com a significativa fuga de votos para partidos que defendem um travão à imigração. Parece que se tornou difícil, numa terra de muitas liberdades, andar fora do armário. E é aqui que surge a novidade mais surpreendente, mas que se insere perfeitamente na mesma tendência. Foi notícia esta semana que Ahmed Marcouch, muçulmano e autarca de Slotervaart, cidadezinha próxima de Amsterdão com população maioritariamente islâmica, afirma que vai doutrinar os seus concidadãos no sentido de olharem para os homossexuais como gente normal e respeitável. Até Manuela Ferreira Leite, quando reparar bem no que está a acontecer, irá engolir a sua "petite phrase" sobre casamento e procriação e dará o salto.

sexta-feira, julho 10

No entanto eles movem-se


Com a morte de Michael Jackson entre outros assuntos, a comunicação tem vindo a esquecer o que se passa no Irão. Ontem, aniversário da revolta estudantil de 1999, houve manifestações, buzinões e repressão policial em Teerão. Há aqui um relato que parece credível. A foto é do site da BBC em persa.